Encontro pretende estabelecer políticas para a UnB

Publicado el: 15/07/2013 / Leido: 6861 veces / Comentarios: 0 / Archivos Adjuntos: 0

Compartir:

Encontro pretende estabelecer políticas para a UnB

Unidades acadêmicas e administrativas vão dialogar para construir diretrizes de gestão da memória, informação, documentação e comunicação
Ádlia Tavares - Da Secretaria de Comunicação da UnB


 

“Em um regime democrático, onde o direito à informação é fundamental e considerado dever do Estado, é essencial discutir políticas públicas para essas áreas”, defende José Maria Jardim, pesquisador de políticas públicas de informação e da Lei de Acesso à Informação. Jardim é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e estará presente no evento Gestão da memória: diálogos sobre políticas de informação, documentação e comunicação para a Universidade de Brasília. As atividades acontecem na próxima quarta-feira (17), no auditório da Faculdade de Comunicação (FAC).

O encontro pretende estabelecer políticas por meio de iniciativas e propostas das diversas unidades acadêmicas e administrativas envolvidas com o tema na universidade. Esta é a segunda edição do evento, que vai dar continuidade aos debates estabelecidos em 2012. “Devemos privilegiar as unidades da instituição que ainda não se apresentaram, especialmente o campo da tecnologia”, conta Cynthia Roncaglio, professora da Faculdade de Ciências da Informação e coordenadora do evento. A professora explica que, no ano passado, houve um déficit de discussões em torno dos setores que trabalham com tecnologia dentro da UnB.

“Definir diretrizes não é coisa rápida, mas nas primeiras edições nós pretendemos dar a largada”, explica Roncaglio. As propostas resultantes do evento precisarão do apoio da administração superior para serem legitimadas. As duas últimas gestões da instituição se mostraram sensíveis ao tema. A coordenação do Gestão da memória pretende realizar uma consulta pública para embasar as definições dos encontros. “É uma construção coletiva e queremos que todos participem”, disse Roncaglio.

O evento é realizado pelo Centro de Documentação (CEDOC) e pela Faculdade de Ciência da Informação (FCI). São parceiros para a execução das atividades a Faculdade de Comunicação (FAC), a Secretaria de Comunicação (SECOM), o Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE/UnBTV) e o Programa de Memória da UnB (ProMemória-UnB) do Decanato de Extensão (DEX).

http://www.mundoarchivistico.com/xpanel/modulos/noticias.php?menu=noticias&accion=nuevo

 

Publicado el: 15/07/2013 / Leido: 6861 veces / Comentarios: 0 / Archivos Adjuntos: 0

Compartir:
Dejar comentario

Comentarios